domingo, 25 de setembro de 2011

O nascedouro psicolinguístico dos pensamentos dialéticos, ou seja, das ideias, das análises, das sínteses etc, e antipsicolinguístico dos pensamentos antidialéticos, ou seja, da imaginação, da consciência da insegurança, da consciência das expectativas, da consciência das fobias etc, tem muitas vertentes na psique, das quais o fluxo vital da energia psíquica é preponderante; mas temos que perceber que ele é enriquecido pela necessidade de comunicação social e autocomunicação intrapsíquica (o homem pensando consigo mesmo) como tentativa contínua de superação da solidão paradoxal da consciência existencial.  

CURY, Augusto Jorge in Inteligência Multifocal 


..........


A DIALÉTICA pode ser descrita como a arte do diálogo. Uma discussão na qual há contraposição de ideias, onde uma tese é defendida e contradita logo em seguida; uma espécie de debate. Sendo ao mesmo tempo, uma discussão onde é possível divisar e defender com clareza os conceitos envolvidos.

BORGES, Caroline

Ou

A tradução literal de dialética significa "caminho entre as ideias".

Dialético

adj. Que diz respeito à dialética.
Materialismo dialético, v. MARXISMO.
S.m. Aquele que cultiva a dialética.
Aquele que argumenta com habilidade e método.


6 comentários:

Danilo Castro disse...

Olá, obrigado pela colaboração no meu blog. Acho ótimo quando podemos discutir teatro para além da cena, mas você, por favor, explicar o porquê dessa conclusão neste trecho? "Muito bem apresentado o comentário para quem é desprovido do conhecimento teatral". Até mais!

Fronteiras do Pensamento disse...

Para os que não têm conhecimento de teatro. Exemplificando: Eu.

Fronteiras do Pensamento disse...

Muito bem apresentado o comentário para àqueles desprovidos do conhecimento teatral.

Danilo Castro disse...

Obrigado, da maneira como estava, interpretei como referência a mim. Até mais! Depois passo aqui com calma para ler seu post! Até mais.

Fronteiras do Pensamento disse...

Já que, ocorreu interpretação oposta, opto pela frase atual. Ao qual direciono a reestruturação com extensão para outros que poderão na leitura pensar o mesmo. Afinal, se surge dúvida em um, é possível o pensamento vir a outros mais.

---- ok!

Dois Rios disse...

A argumentação é a democracia das idéias.

Grata pela gentil visita.

Beijo,
I.