sábado, 24 de setembro de 2011


O comportamento humano, que é a manifestação dos pensamentos, é mais fácil de ser controlado do que os próprios pensamentos. Com respeito ao gerenciamento dos pensamentos, o mais importante não é querer fazer uma faxina intelectual pura e completa, ou seja, querer eliminar todos os pensamentos débeis que temos, mas ter consciência crítica deles, reciclá-los, desorganizá-los e descaracterizá-los intelectualmente.


CURY, Augusto Jorge in Inteligência Multifocal

2 comentários:

Danilo Castro disse...

Sua contribuição no meu blog é bem pertinente, obrigado. Essas palavras do Osho (e as suas) vão me servir como peça-chave na hora de criticar. Cabe a mim recorrer a essa base de criticar proponto algo e pensando no que é positivo daquilo para não desfundamentar a crítica e cair em juízos valorativos de bodega. =]

Sobre o trecho do Cury é bem sensato mesmo. Eliminar aquilo que somos, mesmo nas besteiras mais bobas, é negar a nós mesmos.

Passarei mais vezes por aqui. Comentemo-nos.

Fronteiras do Pensamento disse...

É de fato um passo valioso a ser dado, propôr algo e pensar no que é positivo, com foco responsável (ÉTICA).

A prática da modelagem no carácter (cérebro/mente), que nas novas buscas à compreensão, se diferem, ser-se: crítico positivo (construtivo policiado) que conduz crítico e criticado à passos confiáveis e digno.